quarta-feira, 16 de julho de 2008

Inteligência e cultura... Sabedoria

Há tempos penso em "dissertar" sobre inteligência e cultura, ser inteligente e ser culto, pois acho que existe uma sinergia entre os dois termos, ou então, uma correlação facilitadora. O mais interessante é que hoje me inspirei a escrever por causa de uma conversa virtual.

Vamos aos significados no Dicionário Aurélio, por muito tempo os dicionários foram chamados de pai-dos-burros, mas hoje proponho a mudança para pai-dos-inteligentes, pois quem não tem inteligência não se interessa por saber significados padronizados, o que facilita a comunicação (tipo, "falar a mesma lígua") e "burros" não se comunicam, têm apenas "verborragias" (outro dia li um outro termo para isso, depois procuro).
Estão no Minidicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira os siginifcados das palavras:

Ciência: substantivo feminino 1. Informação conhecimento; notícia. 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução. 3. Conjunto organizado de conhecimentos sobre determinado objeto, em especial os obtidos mediante a observação dos fatos e um método próprio.

Cultura: substantivo feminino 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros valores transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade; civilização.

Educação: substantivo feminino 1. Ato ou efeito de educar(-se). 2. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. 3. Civilidade, polidez.

Inteligência: substantivo feminino 1. Faculdade ou capacidade de aprender, apreender, compreender ou adaptar-se facilmente; intelecto, intelectualidade. 2. Destreza mental; agudeza, perspicácia. 3. Pessoa inteligente.
Sabedoria: substantivo feminino 1. Grande conhecimento; saber, ciência. 2. Qualidade de sábio. 3. Prudência, sensatez.

Saber: verbo transitivo 1. Ter conhecimento, ciência, informação ou notícia de. 2. Ter certeza de (coisa futura); prever. Intransitivo 5. Ter sabedoria. 6. Ter conhecimento ou notícia de algo.

Se fizermos uma boa "mistura" e integração dos termos colocados acima é possível ser uma pessoa inteligente e culta, dentro de um período histórico e em determinada sociedade.
Mas inteligência é bem simples, ao meu ver, é a capacidade que temos de ver, aprrender e compreender o mundo e quanto mais correlações fizermos entre o que nos é mostrado, quanto mais enxergarmos com olhos bem abertos e sem preconceitos, podemos dizer que existe alguém inteligente...


Ser culto é mais fácil, é só absorver toda informação possível.

Essa é minha visão, claro... Qualquer dia vou atrás de um Thesaurus para falar mais disso.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Prudência

Faz dias que quero colocar o videoclip dessa música por aqui... Mas antes vamos explorar o porquê. (Ainda tem essa variação ortográfica de "por que", "por quê", "porque" e "porquê"???????)

É estranho o que a prudência faz conosco... É bom pensar nas coisas antes de fazer, analisar os momentos? As situações? Os relacionamentos? Será que é bom ter prudência? Ou deveríamos agir sem pensar?

Confesso que estou chateada com uma situação na minha vida.... Sinceramente chateada... E me questiono demais se foi por prudência de ações ou se eu agisse "loucamente" as coisas seriam diferente?
Estou realmente chateada com a forma com a qual as pessoas andam se tratando, a falta de valores pessoais/humanos. Por que algumas pessoas fogem? Ou como diria a Magda o menino de vidro, frágil como uma flor, tem se multiplicado por aí.

E estou triste com isso....

Mas vou colocar a "musiquinha" da tia Siouxsie (Goth Mother), cuja letra é dos também eternos Beatles para "brincar" um pouco com a situação e porque eu acho essa música muito meiga =)


Siouxsie And The Banshees Lyrics
Dear Prudence Lyrics