quinta-feira, 26 de março de 2009

Rituais e reflexões

Rituais e reflexões. Descobri que apesar de não gostar muito de “rituais”, no geral, sinto muita falta de alguns rituais tradicionais da cultura gaúcha – olha que nem é 20 de setembro pra que eu ande com essas lembranças – sinto falta do chimarrão e das bergamotas!!! E sinto muita falta!!! Vou às explicações.

Tomar o chimarrão em “roda”, além de tudo é um ritual social, mesmo o chimarrão sendo bem amargo promove interação entre as pessoas e não amargura... hhehehe. E, as bergamotas? As bergamotas, no contexto da vida universitária, acabavam sendo mais um elo nos momentos de socialização... hahaha... e cada um com suas manias de descascar a frutinha doce e levemente ácida., muitos papos aconteciam com esse clima.


No fim das contas, descobri também que acho que fui estudar longe para me tornar mais humana, mais próxima das pessoas, é absurdo o quanto grandes cidades distanciam as coisas. Pelo menos pra mim que nunca estudei na comunidade próxima de onde estudava, então, sempre fui muito distante de tudo. No fim das contas, parece que tudo isso me faz sentir cidadã do mundo, apesar de ultimamente estar me sentindo presa numa masmorra.
Vejamos o que o futuro reserva.

3 comentários:

Magda disse...

"Veleiros Tropeiros
É a minha visão
Barranco e Lagoa
Do meu chimarrão"

Acho que é assim uma música que o pai do Felipe escreveu, tri lindona tchê! hehehe

Saudade dos pampas? Vem nos visitar ;)

Te gosto!

Uuuuuuuuuuuuuuuuuupas

Mari disse...

Como tá de tempo aí? Topas uma visitinha com tudo pago????? Tem que ser até julho! Beijos!

.Kel. disse...

Ai.. ai.. ai... nunca tomei chimarrão, mas sinto falta da roda de amigos com a cuia na mão... :)

Saudadess... beijosss