quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mudanças Climáticas - Uma visão metafísica

Desde setembro ou outubro de 2007 fico pensando que preciso escrever algo “ambiental” sob um ponto de vista diferenciado. Tanto protelei que acabou se tornando assunto do Blog Action Day, cuja proposta é Climate Changes - Mudanças Climáticas. Um texto ilustrativo... um "continho" para levantar discussão e questionamentos.

Quem é da área ambiental ou quem é bom observador sabe que está tudo integrado, então, prefiro escrever sobre Mudanças Ambientais. Afinal, mudanças de clima interferem no ambiente e mudanças no ambiente interferem no clima, é um sistema acoplado. Se não houvesse efeito estufa no princípio dos tempos quando a Terra era bem “novinha”, não haveria vida como temos hoje, poderia ter ocorrido, mas seria diferente. Então, efeito estufa na medida certa retém calor e umidade no planeta, criando um ambiente adequado para a vida como temos no presente. Gases que geram o efeito estufa podem ser de origem natural, por exemplo, advindos de vulcões e, podem ocorrer esses gases devido às ações antrópicas, principalmente nas atividades industriais e, depois, dos produtos industrializados, por exemplo, os carros que consomem combustíveis fósseis.

Dá pra perceber a cadeia aumentando? Tudo o que dizem ser “prejudicial”, assim é, devido ao exagero, ao acúmulo e à superprodução.

Devemos perceber e nos conscientizar que a Terra
por si é auto-sustentável, auto-reciclável: o que ela produz, ela reassimila transformando em outras “coisas” que serão, novamente, reassimiladas e transformadas novamente.

Para facilitar a visão e o entendimento, vamos “pular” a parte da “evolução passada” da vida e vamos para um mundo hipotético bastante parecido com o nosso, com o que conhecemos, mas com foco bastante simplificado, para não nos confundirmos com as complexidades. Neste mundo hipotético existem animais, vegetais e minerais, as criações humanas e os próprios humanos ficam de fora como observadores. Vemos: animais e plantas interagindo sobre o planeta, plantas como alimento de animais, animais como alimento de outros animais, os excrementos dos animais adubando o solo, ou até mesmo funcionando na dispersão de sementes para lugares mais distantes; os animais morrem e por ação de microrganismos, comumente bactérias – Ah, sim! Sempre acham que micróbios só servem para “incomodar” trazendo doenças, mas se não fossem eles trabalhando como usinas de reciclagem, o mundo seria puro lixo acumulado. – que têm por função ou trabalho decompor a matéria em partículas ou moléculas que serão reaproveitadas como nutrientes pelas plantas!

Isso foi bem simples de enxergar? Mas já mostra uma teia complexa das interconexões na Terra. De certa forma, foi tudo simples, natural, “
produzido pela Terra” e os organismos, as vidas têm noção de seu papel e vão realizando, trabalhando, cada um na sua função, ninguém é melhor nem pior do que ninguém, cada um sabe a imensa importância que tem na manutenção da vida, na sustentabilidade.

Além de ciclos biológicos, temos outros ciclos, ou trabalhos que são realizados na Terra para que “tudo aconteça como tem que acontecer” perpetuando a vida. Em algumas épocas, num mesmo ano ou volta da Terra em torno do Sol – É, ainda não havia falado sobre ele, mas sem ele também não teríamos vida como conhecemos, é ele quem dá energia para as plantas e as algas crescerem e combinarem os nutrientes do solo e virarem plantas e algas (biomassa). Nestes aumentos ou diminuições de temperaturas anuais – que ocorrem porque às vezes a Terra faz dança de roda mais perto ou mais longe do Sol – as folhas caem e de novo entram os microrganismos em ação para reciclar e retornar nutrientes ao solo que poderão ser usados pela mesma planta ou por outras; depois vem a fase das flores que além de enfeitarem, servem para as abelhas, borboletas e beija-flores passarem por ali e “pegarem pólen” e ao irem para outras plantas os polens de diversas flores “se juntam” e produzem frutos que servem de alimento para diversos animais e produzem sementes que darão origem a outras plantas... Por isso tem tantas plantas por aí e, olha que já existiram muito mais!!!



Além desses movimentos de roda, a Terra vira cambalhota, é algo que ninguém vê, mas muitos cientistas já falaram sobre inversão polar: bem simples, transforma o pólo sul em norte e o pólo norte em sul!

– Ein?

Imaginemos que o norte é a cabeça da Terra (normalmente acham que é mesmo) e que os pés seriam o pólo sul... Aí, a Terra resolve virar cambalhota ou “andar de bananeira”, com os pés para cima e a cabeça para baixo. Isso provoca imensas mudanças, afinal, ninguém consegue ficar andando assim o tempo todo... Claro, que como a Terra não tem pé e nem cabeça, para ela tanto faz... Mas as pessoas ficam meio desorientadas com isso, não só as pessoas, mas também os animais e tudo mais, inclusive os minerais. – Ah, sim! Estes que são importantes para justificar que às vezes, a terra vira cambalhotas, porque a orientação magnética (norte-sul) acaba ficando registrada nas camadas de solo que vão sendo compactadas e armazenadas ao logo do tempo. Isso já aconteceu antes e sempre pode estar acontecendo de novo... E lá vai mais uma mudança natural da terra.


Agora, vamos colocar a humanidade, esses seres tão criativos que tudo transformam e tudo mudam de acordo com sua vontade. As pessoas ficam misturando tudo e recriando à sua visão, descobrem muitas coisas além do que foi contado, descobriram recursos s
ob o solo, sob as pedras, em vários lugares... É, seres humanos são muito curiosos e criativos e foram inventando coisas a partir da modificação das “coisas da Terra”... Aí, chegou o problema, aquilo que os seres humanos criaram não foi a Terra que criou... Por isso, ela não consegue reassimilar, reciclar e nem os organismos todos que vivem na Terra sabem o que fazer com essas criações dos seres humanos... Só quem pode fazer isso, quem tem condições de fazer isso é a própria humanidade... E essas criações geraram mudanças além das que a Terra estava acostumada.



---------------------------------------------------------------------------------
Leitura metafísica


Metafísica é uma visão humana, uma visão que “extrapolar”, vai além do físico que foi contado na historinha anterior.

Mudanças ambientais refletem/refletiram/refletirão mudanças pessoais!

– Ein?

Se considerarmos os elementos terra, água, ar e fogo teremos respectivamente as seguintes correspondências: matéria/concretude/molécula, emoções/sentimentos/sensações, pensamentos/mente/idéias e espírito/energia/calor/luz. Conseguiram projetar ou visualizar alguma coisa?

Pois, se não conseguiram vou facilitar (ou induzir, quem sabe?!).
Lembram de como foi muito divulgada a notícia do buraco da camada de ozônio gerada por gases clorofluorcarbonados (CFCs) e esse buraco faria com que a incidência dos raios solares, transformaria o Sol de amigo para inimigo de todos? Isso gerou um documento internacional. E depois dos gases de efeito estufa oriundo da queima de combustíveis fósseis (fósseis já forma vida!) poluindo o ar (ou a mente?!). Veio o protocolo de Quioto que até hoje gera polêmica.

Outro problema ambiental que anda em destaque atualmente são os resíduos sólidos ou lixo, para quem preferir, pois é... De onde vem tudo o que produzimos e consumimos? É tudo matéria, a matéria-prima é o que vem do solo, das rochas, os materiais (a terra?!).

Mais um: qual tem sido o maior “medo” de que algo desapareça? Um recurso que antes não recebia muita importância, que foi destratado e que anda imensamente poluído. E sem ela não há vida! É a água (emoções/sentimentos?!) que anda em alta, têm ocorrido muitas negociações e estudos a respeito dela... Dizem até que ela será motivo de conflitos (acho que já foi e continua sendo)... a falta de água, a poluição... E vai faltar água? Com tanto mar, com oceanos imensos, geleiras derretendo, os rios, aqüíferos? Com a reciclagem da água pelo ciclo hidrológico (mais um ciclo!)... É, a água não vai acabar! O imenso problema está na qualidade da água. É bom que pensemos na qualidade da água metafísica.

E o calor? E o frio? Só o que as pessoas percebem em todo canto é o clima? Ou só começam a se ligar por causa do clima? As mudanças climáticas que gerarão mudanças ambientais, certamente... O calor pode vir de dentro e extravasar (vulcões em erupção que por vezes geram terremotos e maremotos) e ainda pode vir de fora, com o Sol.
As mudanças ambientais requerem mudança na humanidade. Não sei se listar o que é certo e o que é errado fazer ou um “manual de comportamento para as mudanças ambientais” serviriam de alguma coisa, afinal, temos protocolos e leis que vivem sendo quebrados.
Acredito que só consciência pode mudar algo. Consciência dos atos, das reações às ações. É a coisa mais simples de se obter e, parece que tem sido a meta mais complexa para a humanidade!

6 comentários:

Magda disse...

Eu gosto de imaginar que o polo sul está no norte, pq ele é bem maior e prefiro ter a cabeça fria e os pés nem tanto hehehe
Pensei em vááários desenhos, hj após minha prova de geografia econômica vou para a biblioteca desenhar, te mando por email :D

Beijos Má
(vai ser professora nessa vida, quem não gostaria de aprender assim?)

Uuuuuuuuuuuupas

.raven. disse...

HAHAHAHAHAHA... Pois é...é bem isso que ando buscndo na vida... Ainda com uma aulinhas só e orientando a galera pro vestibular... Eu digo que pra dar aula tem mesmo é que saber contar histórias... Depois lhe conto como são minhas aulas.... HAHAHAHAHAHAHA

Valeu o apoio, irmã gêmea!!! hauahuhauhau

Upas upas e upas!

.Kel. disse...

Que amor essas duas!!! heheh

Bah!! Má e Magdinha em uma mesma sala de aula não daria certo.

Pensando nisso até o Gustavo da nossa turma de oceano veio na minha mente: ele perguntando, a Má filosofando e a Magdinha viajando heheh!!

O Filipe junto para fechar o bafo!! Bjuss

Upas para as duas!!!

Magda disse...

hahahahaha
Mas a Kel tinha que estudar com a gente :)

Beijão gurias

Rubi disse...

Foi porque eu quis mesmo. E foi bem bom, embora eu tenha sentido um remorso por mentir pras pessoas sobre onde eu estava. Mas se eu falasse alguém ia fazer uma surpresa... bahhh detesto!! Beijo

Rubi disse...

Amei o texto e principalmente os desenhos. Sou bióloga e te entendo perfeitamente.
Beijo